top of page

Autoestima

  • Foto do escritor: Francieli Piovesan
    Francieli Piovesan
  • 26 de jan. de 2021
  • 2 min de leitura

ree

Como vai a sua autoestima?

A maneira como nos vemos influencia na maneira com que fazemos as coisas, a maneira como nos relacionamos, a confiança que depositamos no que queremos.

Dependendo de como a autoestima estiver, terá mais facilidade nos contatos interpessoais como por exemplo no relacionamento familiar, conjugal, no trabalho e em se aproximar de outras pessoas para vínculos de amizades e/ou afetivos. Isso também diz muito em relação de como consegue agir quando se depara em situações adversas que a vida proporciona.

Com baixa autoestima talvez não consiga, por exemplo, o emprego que deseja, pois a postura nas entrevistas poderá ser a de uma pessoa que não acredita que merece o emprego, que não acredita em si, no seu potencial e contudo, não transmite autoconfiança e isso pode acontecer sem mesmo perceber.

A baixa autoestima está relacionada à dificuldade de autoaceitação e à falta de autoconhecimento. Pessoas inseguras, que possuem dificuldade em aceitar os próprios erros e não conseguem reconhecer e valorizar seus potenciais, desenvolvem um grande medo da rejeição e têm o hábito de se comparar com outras pessoas. Com pouca autoestima é possível que se deixe levar pela vontade dos outros, pois não se sente confiante com as próprias vontades. Quem sofre de baixa autoestima não se sente capaz de realizar as coisas e, com isso, acaba perdendo inúmeras oportunidades de crescimento em vários âmbitos da vida, prejudicando o próprio desenvolvimento.

Algumas dificuldades:

- Falta de habilidade para lidar com críticas;

- Falta de confiança na sua própria opinião;

- Sensação de incapacidade;

- Sensação de ser insuficiente;

- Necessidade de inferiorizar as pessoas;

- Medo da rejeição;

- Medo de enfrentar desafios;

- Busca constante por elogios e reconhecimento externo;

- Falta de confiança em si mesmo;

- Dificuldade em valorizar as conquistas;

- Tendência à procrastinação e preguiça.

A autoestima está na forma que falamos, nas ideias que trocamos, nas situações que manejamos, a posição que nos colocamos frente aos momentos do nosso dia a dia, a valorização que nos damos, o modo como nos enxergamos, é o modo como estamos mostrando ao outro como nos enxergar.

As reações no dia a dia podem ser determinadas pela autoestima, tem um grande peso na vida, pode determinar muitas escolhas.

“ Ninguém pode te fazer se sentir inferior sem o seu consentimento”.

“A gente se vende pelo valor que a gente se dá”

Autor desconhecido.

Fazer psicoterapia é trabalhar a autoconfiança, as inseguranças, os medos, as travas que impedem o que tanto desejamos e contudo, fazer grandes construções internas nos permitindo evoluir.

É importante fazer o tratamento com um especialista.

Estou aqui e posso te ajudar!

Francieli Piovesan

Psicóloga - CRP 07/25796

Especialista em psicoterapia

51 984085785

 
 
 

Comentários


©2019 por PCdesign. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page