Como o estresse afeta a imunidade
- Francieli Piovesan
- 22 de fev. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 22 de fev. de 2021
Entenda a relação entre imunidade e equilíbrio emocional.
O estresse é uma reação do nosso organismo, uma manifestação dentro de uma normalidade, estresse é alerta, medo é proteção, porém todo excesso impede, paralisa e prejudica.
Contudo, excessos como de trabalho, preocupações, medos, aborrecimentos, traumas, frustrações, falta de sono, má alimentação, entre outros, de forma constante e exagerada, são alguns dos fatores que criam uma falta de equilíbrio, de harmonia no nosso corpo.
A forma como lidamos com os problemas na família, as cobranças no trabalho e os pequenos obstáculos do dia a dia interfere diretamente no estado emocional.
Quando nos sentimos bem, nosso corpo funciona de maneira equilibrada. Por outro lado, quando estamos em uma montanha-russa de sentimentos, promovemos a liberação de hormônios de maneira descontrolada, o que afeta não só nossas células de defesa como todas as funções orgânicas que desempenhamos.
Quando os sistemas endócrino e nervoso estão alterados, o organismo se torna mais suscetível a processos infecciosos, bacterianos e virais.
Os neurotransmissores envolvidos nos quadros de estresse podem inibir as células do sistema imune, com isso baixa a imunidade e a pessoa adoece. Já ouviu o termo, “emoção a flor da pele?” A emoção representada na pele, no corpo, um corpo que pode estar debilitado em sua defesa, logo desprovido de proteção.
Isto quer dizer, quanto mais ansiosos e estressados, mais teremos nossas barreiras de proteção fragilizadas e portanto ficamos mais vulneráveis à enfermidades.
Exemplo disso são as doenças autoimunes, como a artrite reumatoide, que é amenizada ou agravada conforme o estado de saúde mental.
Não conseguimos mudar o lado de fora, sempre estaremos passando por desafios, porém, podemos passar por eles desesperados, ansiosos, sem conseguir dormir, ou com serenidade, com melhor capacidade para tomada de decisão.
Lembre-se, somos aquilo que sentimos. Essa influência ocorre pois através das emoções, jogamos em nossa corrente sanguínea elementos químicos que fazem com que nosso corpo acione respostas fisiológicas.
Através da psicoterapia encontramos formas para lidar com as emoções e os sentimentos, reconstruindo o equilíbrio entre corpo e mente. Essa construção interna nos proporciona não paralisar frente as questões que a vida nos impõe e oportuniza agirmos de forma consciente, encontrando maneiras de canalizar de formas mais saudáveis.
Francieli Piovesan
Psicóloga
Especialista em psicoterapia
CRP 07/25796
51 984085785
Comentários