Esgotamento Emocional
- Francieli Piovesan

- 28 de jan. de 2021
- 2 min de leitura

O esgotamento emocional é uma visita discreta, que chega aos poucos e vai tomando lugar na vida, no corpo, nas emoções, esgotando as energias e predispondo a situações mais serias como transtorno de ansiedade e depressão.
Coloca em risco não somente o equilíbrio emocional, como também pode comprometer o desempenho profissional, a qualidade dos relacionamentos, a satisfação com os papéis que desempenha na vida e, até mesmo, em relação ao futuro, tendo em vista que ficamos estagnados.
Com o passar dos dias fica cada vez mais difícil encontrar energia para executar as tarefas rotineiras, a pessoa vai perdendo o interesse, e é como se vivesse em piloto automático.
Alguns sinais de exaustão emocional são:
- Falta de motivação: Quem sofre de exaustão emocional começa a agir mecanicamente, com a sensação de que tarefas rotineiras absorvessem grande parte da energia, pouco a pouco vai desaparecendo o entusiasmo ou interesse em suas atividades;
- Sono não é reparador: Mesmo que o sono esteja regular, ele não é reparador. Sensação de cansaço a todo tempo, ao acordar sente-se cansado, dificultando o raciocínio, a tomada de decisão e prejudicando o desempenho nas atividades rotineiras;
- Instabilidade de humor: Envolve diminuição do controle emocional e dos impulsos, como se estivesse a todo momento “à flor da pele”;
- Sensação de cansaço frequente: Embora a exaustão emocional seja sentida como fadiga mental, geralmente é acompanhada de grande fadiga física. Quando isso acontece, há uma sensação de peso, de incapacidade de seguir em frente;
- Dificuldades de concentração: pode sentir necessidade de reler várias vezes o mesmo texto.
Uma pessoa com esse tipo de esgotamento está mais sensível que o normal. Consequentemente, coisas e situações mínimas desencadeiam intensas emoções.
Quando o esgotamento emocional não é tratado, pode levar a um acumulo do cansaço e a um agravamento das consequências para a saúde, podendo resultar em problemas mais sérios, pode desenvolver depressão, transtornos de ansiedade e doenças como úlcera e gastrite. Além disso, o esgotamento pode provocar problemas com a autoestima.
Normalmente, as principais causas do esgotamento emocional são:
Excesso de responsabilidade;
Excesso de perfeccionismo;
Dificuldade para controlar as emoções;
Necessidade de agradar a todos;
Excesso de cobrança;
Necessidade de ter tudo controlado.
Sente uma sensação de peso em tudo o que faz? Inclusive aquelas tarefas mais rotineiras absorvem a tua energia completamente?
E junto com esse cansaço pode abrir espaço para apatia, para o desanimo e um desencanto.
Há na mente um cansaço tão grande que parece gerar uma incapacidade de viver. A pessoa se sente tão cansada que qualquer coisa é muita coisa, dessa forma, acaba se isolando e deixando de aproveitar a vida. Podemos sentir a vida e não apenas seguir o fluxo.
Portanto não espere para procurar ajuda.
Vamos conversar?
A consulta psicológica irá te ajudar a enfrentar esse momento, entender o que levou até esse ponto e construir novos caminhos de como lidar com as questões.
Francieli Piovesan
Psicóloga - CRP 07/25796
Especialista em psicoterapia
51 984085785





Comentários